O MARKETING VIVO, CONECTADO E COMUNITÁRIO

Diariamente, somos impactados por dezenas, centenas, milhares de marcas, suas mensagens, suas intervenções, seus valores e sua Essência, desde o abrir dos nossos olhos pela manhã ao anoitecer em nossos colchões, o primeiro com selo Inmetro, em lençóis egípcios com garantia de 5 anos, deitando nossas cabeças no travesseiro da Nasa, colocando nosso super smartphone para o despertar, afinal somos modernos e não precisamos do antigo radio-relógio produzido na Zona Franca de Manaus.

Mesmo que inconscientemente as marcas fazem parte da nossa rotina. Nós as consumimos, as valorizamos, promovemos, nós as adoramos e as vendemos, possivelmente por que fizeram um bom trabalho de branding, ou criaram experiências através de Eventos, Incentivos ou promoções que despertaram o seu interesse.

Vendemos? Ai me perguntam: “Sério? Mas eu não faço propaganda para ninguém… não sou OUTDOOR ambulante e nem recebo por isso…. não trabalho para nenhuma marca ou pessoa”.

Antes, convivíamos com muito menos marcas e não tínhamos tempo de trabalhar para elas, hoje somos imersos por milhares de marcas diariamente e somos advogados e vendedores delas. Parece um paradoxo, mas é a realidade.

“Mas a nossa realidade hoje está muito mais corrida, não vejo isso, não concordo…”.

Será?

Não conhecemos quase ninguém, mas estamos conectados e interagindo com o mundo todo. Você pode não saber, mas esta desesperado por fazer parte de um grupo ou uma comunidade com maior número de pessoas e, mostrar para o mundo que seu lado é o correto. Está desesperado por ter mais amigos virtuais, do que na sua casa. Louco para ter mais “matchs” no Tinder, do que convites para sair no fim de semana. Você vai, onde a sua micro-sociedade ou grupos que pertence te direcionam.

A minha geração e as anteriores, assim como as empresas, começam a entender que, pela primeira vez na história, temos uma geração inteira ativa na sociedade que não sabe o que, e não viveu o que é estar Off Line.

Antes você perguntava para um amigo, um familiar, o que ele achava de um produto ou um serviço, uma situação em que precisasse possivelmente tomar alguma decisão em sua vida. Hoje, você entra em uma comunidade com dezenas, centenas de pessoas que você nem conhece, para basear a sua atitude. Esse é o marketing chamado de “Community Marketing”, “Social Marketing” ou marketing de comunidade. Assim como você é impactado pela opinião alheia, você acaba por impactar outras pessoas com suas visões e atitudes mesmo que não intencionalmente, por fazer parte de comunidades e da sociedade.

“Mas espera… eu não participo de comunidades… não vendo marcas.. e não influencio ninguém… mais uma vez.. será?”

Você comprou um Iphone 6, por que todos no seu escritório tinham um e falaram pra você que era sua melhor opção. Por sua vez, o seu irmão e seu vizinho compraram um Iphone 6, por que você e mais 38 pessoas postaram no Face e Insta fotos lindas com a hashtag #iphone6 #applelovers. Agora, se apenas a sua mãe tivesse um Iphone 6, ela soubesse de todos os seus atributos e indicasse ele para ti, porém, mais ninguém do sua “comunidade” profissional ou pessoal ou social (mídias sociais) tivesse um dele ou quisesse possuí-lo, é provável que você não o teria.

Entendeu onde chegamos?

O Marketing deve ser mais do que vender, ele deve construir, inspirar, encantar, convocar, dialogar, ser parceiro e relevante. A partir daí, a venda será a consequência.

Você não se dá conta, mas as marcas te conquistaram e elas têm você, as vezes muito mais que os seus parceiros ou parceiras, que seus amigos e familiares.

Sim, essa é a realidade, novos meios de comunicação, novos pontos de contatos, novos tempos, novos momentos e novas culturas de consumo.

As empresas cada vez mais observam esse contexto, esse comportamento, essas atitudes e, cada vais mais, trabalham para se conectar e criar relações com você ou suas comunidades.

Isso é um pouco, um breve exemplo do trabalho do Marketing e o que é Live Marketing.

Criar formas de Conectar marcas à pessoas, negócios à negócios, com ações que vão desde um trabalho de branding, a construção de uma marca, ou uma promoção num Ponto de Venda, passando por eventos de relacionamento, community marketing, ações de marketing digital, entre outras atividades.

Abraços,

André Heller

Profissional de Marketing, Comunicação, Live Marketing, Professor e Palestrante.

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